Comentários reunião anterior

29/03/2012 19:30

 A última reunião do Grupo Urodinâmica-RS ocorreu no  dia 29 de março de 2012, iniciando as 19 horas e 30 minutos.

A apresentação de casos clínicos ficou sob responsabilidade do HCPA. O Prof. Cláudio Lima apresentou interessante caso sobre disfunção miccional secundária à ressecção de ependimoma e o Dr. Nelson Batezini apresentou caso de fístula vesico-vaginal (corrigida por abordagem vaginal).
 
O Dr. Alexandre Fornari apresentou as recomendações da IUGA sobre o uso de telas (Mesh) em Urologia Feminina. Estas recomendações são baseadas em 5 artigos que estão disponíveis nesta homepage. Segundo o que foi discutido, não é possível fazer recomendações definitivas sobre quando usar ou não usar telas frente às evidências científicas existentes (estudos heterogêneos; nível de capacitação diferente entre os cirurgiões envolvidos; baixo nível de evidência). A relação entre riscos e benefícios deve ser sempre discutida com as pacientes.
 
O Dr. Marcio Averbeck apresentou os highlights do Congresso da EAU 2012 & do 5th ICI (International Consultation on Incontinence). Foram apresentados os níveis de evidência e graus de recomendação para diversos tratamentos utilizados para incontinência urinária e disfunções miccionais.  Highlights-5th-ICI_Dr-Averbeck.pdf (1,7 MB).

 

Back